Eis a Metanoia



Neste texto inaugural do blog talvez seja bom começar pelo nome. 

Metanoia vem do grego "Metanoien", em sentido literal diz respeito a mudança de pensamento, a uma nova reflexão. É a transformação essencial do caráter. Não por acaso é compartilhado pela teologia, filosofia e psicologia, já que denuncia uma nova compreensão. 

Evidente que este blog trata disso: uma reflexão provocada por uma mudança súbita de caráter. 

Quem me conhece de tempos passados provavelmente tomou conhecimento da minha existência por meio da militância política ou do finado blog "O Reacionário" (o nome era uma referência ao livro homônimo do Nelson Rodrigues, mas creio que poucos entendiam a relação). Tanto uma experiência quanto a outra se relacionam ao desejo de criar este novo espaço. Os aprendizados, os erros e arrependimentos se traduziram nesta nova compreensão. 

O blog tem viés, é claro: o meu. Mas também é um desejo honesto de colocar as coisas em perspectiva. A sociedade, a política e vida cristã de forma que seja mais fiel aos fatos que as paixões. O norte aqui será sempre o Evangelho, que considero a maior e mais correta forma de interpretar o mundo. 

Isso não significa que este autor está livre de erros ou que seja senhor da verdade, ao contrário. Aqui é só um cristão errante como todos os outros, tentando de alguma forma contribuir para o debate de forma que o Evangelho prevaleça. 

Este autor se considera conservador, embora alguns chamem de centrista e outros de mero traidor da direita. Isso pouco importa. É bom deixar claro que não tenho compromissos com agendas políticas, ideologias ou expectativas de terceiros. Não mais. A única sujeição aqui é a fé cristã, na qual posso convergir com irmãos que comungam dos mais diversos credos ideológicos. 

No mais o desejo é que seja um espaço positivo, um convite para que se trate do que é real. Sem firulas, sem radicalismos, sem sofismas. 

Meu antigo blog esteve em atividade por quase nove anos. Comecei com vinte anos achando que sabia de tudo e botei fim quando os valores do público formado já não tinham a ver com os meus, começo este agora aos trinta com a certeza de que há muito mais a aprender do que a ensinar. Como diz o vocalista Bob Weir no documentário "The Other One", minha vida me instruiu a me preocupar com o que é eterno. Esta é a meta, com o norte em Cristo.

Vamos ver até onde este caminho nos leva. 

Eric Balbinus.[left-sidebar]
Tecnologia do Blogger.